quarta-feira, 14 de abril de 2021

Halliwick: método incentiva independência de paciente


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Fisioterapia Aquática em UTI Neo-Pediátrica - Profísio
 

De longe, parece uma sessão tradicional de fisioterapia na água. Mas as músicas cantadas pelos alunos, os jogos e exercícios indicam que se trata de algo diferente.

A aula é do método Halliwick, cuja meta não é só a reabilitação física, mas também autoconfiança e independência na água. É indicada para portadores de qualquer deficiência, como paraplégicos, pessoas com síndrome de Down ou que sofreram derrame.

Método Halliwick tem como meta não só a reabilitação física, mas autoconfiança e independência do paciente

O método surgiu na Inglaterra na década de 1950. Seu criador, o engenheiro James McMillan, usou conhecimentos de hidrostática e hidrodinâmica para a reabilitação de mulheres com deficiência que moravam numa instituição chamada Halliwick.

Na hidroterapia "clássica", a sessão é individual e o fisioterapeuta treina a execução de movimentos específicos. Já o Halliwick é uma atividade aquática funcional que treina diversas habilidades e as funções cognitiva e social.

COMO FUNCIONA

O Programa de Dez Pontos fornece a base para o trabalho prático, reunindo os fundamentos do conceito Halliwick em uma estrutura lógica e fácil de seguir.

Por meio dos Dez Pontos, podemos ver um processo de desenvolvimento por meio do ajuste mental, controle de equilíbrio e movimento que leva à independência pessoal na água.

Ajuste mental – inclui o nadador ser capaz de responder com flexibilidade a diferentes
ambientes, situações ou tarefas. O aluno precisará adquirir a habilidade de responder
automaticamente, de forma independente e apropriada para uma variedade de situações na água.

Controle de equilíbrio – ser capaz de manter ou mudar de posição na água de forma controlada. Em um novo ambiente ou controle de situação que é muitas vezes difícil para o iniciante. O nadador precisa aprender um bom grau de controle de equilíbrio para evitar movimentos irregulares e alcançar um controle postural eficiente.

Movimento – ser capaz de criar os movimentos desejados para realizar uma atividade com eficiência e habilidade, através da organização mental e controle físico.
Estes três conceitos, Ajuste Mental, Controle de Equilíbrio e Movimento, são os essenciais componentes da aprendizagem motora.

 

NA AULA


Os alunos são divididos em três níveis, de acordo com suas habilidades. No primeiro deles, vermelho, o enfoque está na adaptação. No amarelo, os alunos fazem treinos para jogar o corpo para a frente e para trás, de um lado para outro e fazer rotações.

Na última etapa a gama de movimentos aumenta, para que o aluno não precise mais do contato com o instrutor e tenha independência.

Os nadadores ganham a sensação de 'eu posso'. A longo prazo, o aluno tem melhora no andar e no sono e sente menos dor.



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