quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Hidroterapia para crianças autistas


>





Estudos demonstram que a hidroterapia é um intrumento relevante na intervenção com crianças que tenham necessidades especiais para melhorar o seu potencial em várias áreas. Tais como:

· Estimulação motora e sensorial;
· Tónus muscular;
· Flexibilidade;
· Desenvolvimento de comportamentos sociais.

A água é um meio óptimo para exercícios e oferece oportunidades estimulantes para alguns movimentos que não estão dentro dos programas tradicionais de exercícios no solo. Para além disso, o meio aquático fornece uma sensação de bem-estar.

James McMillan em 1949 na escola Halliwick em Londres, desenvolveu o Método de Halliwick com o pressuposto inicial de auxiliar pessoas com problemas físicos a se tornarem mais independentes para nadar. Recentemente esta técnica é usada por muitos terapeutas para tratar crianças e adultos com problemas neurológicos, na Europa e nos Estados Unidos da América. O Método Halliwick enfatiza as habilidades dos pacientes na água e não as suas limitações.
O Método Halliwick é baseado em princípios de hidrostática, hidrodinâmica e cinésiologia. É uma abordagem holística, que reúne conhecimentos sobre a água e o corpo; ensino e aprendizagem; motivação; desafio; actividades, jogos e música; dinâmica de grupo; questões de igualdade; e natação.

A actividade física no solo pode ser difícil para crianças com necessidades especiais, mas na água tudo se torna mais simples. A maioria das pessoas aprecia a água e querem aprender a nadar; e o sentimento de realização quando dominam a arte é enorme. Elas ganham confiança, auto-estima e interacção social, porque na água são capazes de competir com os seus companheiros que não possuem necessidades especiais.

A água pode ser vista como meio terapêutico e ou meio de lazer. Quando se trata de uma criança, a conjugação destes dois meios é uma abordagem valiosa.
Esta terapia fornece muita estimulação visual, auditiva e através dos receptores da pele, devido aos efeitos da turbulência, calor e pressão hidrostática. Fornece também uma melhoria ao nível da respiração, um maior controlo do equilíbrio e controlo rotacional e vários efeitos psicológicos, tais como o aumento da auto-estima e a sensação de bem-estar.



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário