segunda-feira, 14 de março de 2016

Quem pode fazer Halliwick e Hidroterapia?


>




http://www.aquabrasil.info/Imagens/hlc.jpg

O Halliwick tem como premissa básica a teoria de que nenhuma informação pertence exclusivamente a apenas uma profissão. Esse método é multidisciplinar, pois reúne informações a partir de muitas áreas de conhecimento, sendo utilizado para ensinar pessoas com incapacidades físico-mentais a nadar; combina conceitos da mecânica dos líquidos, neurofisiologia, psicologia, pedagogia e dinâmica de grupo

Atualmente, a hidroterapia ganha popularidade em virtude das pesquisas que evidenciam as propriedades físicas da água e os ganhos fisiológicos dos exercícios aquáticos. O reconhecimento dos benefícios da hidroterapia sobre as mais diversas patologias leva à sua incorporação nos programas de reabilitação da fisioterapia.

Gerontes

    Nos idosos, a terapia aquática apresenta vários benefícios, dentre os quais se destacam: diminuição da frequência cardíaca, aumento do desempenho cardiopulmonar, fortalecimento e aumento da capacidade elástica dos músculos, aumento da amplitude articular, diminuição e/ou eliminação das tensões mentais.

    Exercícios regulares podem auxiliar os idosos na ampliação de sua qualidade de vida e reduzir a taxa de declínio do seu estado funcional. A hidroterapia é uma prática segura para programas aeróbicos, além de ser importante para o tratamento de patologias associadas ao envelhecimento tal com Parkinson, osteoporose e artrose.

Deficientes físicos

    As propriedades físicas da água e sua relação com o corpo oferecem ao portador de deficiência maior possibilidade de mobilidade, afastando-o momentaneamente da utilização de próteses, bengalas, cadeira de roda, etc. Contribui significativamente para o desenvolvimento psicomotor do indivíduo.

De acordo com o mesmo autor, a hidroterapia relaxa, estica e reforça a musculatura, através de movimentos coordenados; aguça os reflexos proporcionando melhor domínio dos músculos exercitados; melhora a flexibilidade; evita tensões e rompimento de músculos. Conduz, portanto, a efeitos psíquicos benéficos, como a sensação de vivacidade e de bem-estar, predisposição ao prosseguimento intensivo do trabalho através do aquecimento e melhora a capacidade de concentração.

Gestantes

Gestantes que praticaram exercícios físicos como a hidroterapia tiveram filhos com a capacidade cognitiva mais aguçada, pelo fato da melhor oxigenação dos fetos e disponibilidade de nutrientes aos mesmos.

Para a gestante, algumas das vantagens da hidroterapia são o alívio das dores da coluna, melhora da estética corporal e a condição cardiorrespiratória, além do aumento da flexibilidade.

Gestantes que apresentam uma boa condição física correm menos riscos de passarem por complicações durante o parto e no pós-parto, conduzindo à rápida recuperação. A hidroterapia permite que a mulher desempenhe exercícios aeróbicos de uma forma segura, protegendo-a contra quedas e impactos, fortalecendo os músculos do assoalho pélvico.

Portadores de problemas gastrointestinais

    No momento do exercício e da respiração profunda durante a hidroterapia, acontecem algumas alterações fisiológicas no trato gastrointestinal. Há a diminuição da quantidade de hormônios, enzimas e sangue que chegam ao mesmo, reduzindo as sensações indesejáveis desse tipo de complicação.

Portadores de disfunções músculo-esqueléticas da coluna vertebral

    Os exercícios aquáticos ajudam no fortalecimento da musculatura da coluna, melhorando a postura corporal. A imersão isolada destes músculos estabilizadores na água aquecida diminui a dor e tem suporte externo da pressão hidrostática

Portadores de doenças ortopédicas e reumáticas

    Com a água aquecida há uma diminuição da dor e do espasmo muscular; a flutuação facilita a influência da ação da gravidade, a qual aumenta a espasticidade, com isso alivia-se o estresse das articulações, especialmente das sustentadoras do peso corporal

O principal objetivo desse método é proporcionar momentos de inteira independência no ambiente aquático. Pode ser utilizado em qualquer pessoa que apresente dificuldades físicas ou de aprendizado. A terapia deve enfatizar as habilidades do paciente e não suas limitações.



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário