quinta-feira, 19 de maio de 2016

Método Halliwick e crianças de Sindrome de Down


>




https://robertagiafarov.files.wordpress.com/2012/05/hidroterapia-em-crianc3a7a-com-pc-2.jpg

A Sindrome de Down é diagnosticada geralmente nos primeiros dias de vida e a criança apresenta um corpo hipotônico tendo dificuldade para adquirir a força e o tônus muscular adequado para se manter nas mais diversas posturas. Desse modo a criança com Sindrome de Down necessita de um tratamento fisioterapêutico precoce o qual aborda os aspectos a serem trabalhados como: tônus postural, equilíbrio, balanço, integração das modalidades sensoriais, controle motor e atividade funciona.

A criança com Sindrome de Down tem uma interação diminuída com o meio ambiente, limitando experiências sensoriais como visuais, vestibulares, táteis e proprioceptivas. Diante disso, a hidroterapia promove uma maior sociabilidade da criança portadora de SD, a qual promove a liberdade de movimentos, sendo um ambiente agradável e rico em estímulos onde são realizadas atividades lúdicas que envolvem objetivos terapêuticos de forma individual ou em grupo.

Com o Halliwick,  terapeuta tem uma técnica de instrução à natação, sendo que muitas atividades e princípios também podem ser empregados para intervenção terapêutica especifica. Por ser uma técnica de facilitação neuroterápica obedece a um princípio de desprendimento no qual a medida que o paciente se torna mais hábil na atividade o terapeuta reduz a quantidade de assistência fornecida (desprendimento) aumentando assim o nível de dificuldade do exercício. Após o paciente ter dominado a atividade, o terapeuta reforça o aprendizado e desafia sua habilidade criando turbulência em torno do seu corpo.

O Método Halliwick é utilizado para o tratamento de crianças com deficiências neurológicas, o qual pode ser ocultado por jogos e brincadeiras ajudando assim a desfazer a idéia de '' tratamento'' e consequentemente auxiliando na produção de uma resposta maior por parte das crianças. Cada jogo possui uma meta ou metas particulares na direção da realização de objetivos e habilidades recreacionais, nunca sendo portanto selecionado aleatoriamente.

Os objetivos de tratamento através do Método Halliwick incluem:

– fortalecer e / ou melhorar grupos musculares fracos;

– aumentar amplitude de movimento;

– facilitar as reações posturais e de equilíbrio;

– melhorar a condição física geral;

– melhorar a adaptabilidade fisica mental;

– reduzir a dor;

– reduzir a espasticidade.




Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário