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O programa dos 10 pontos fornece a base para o trabalho prático trazendo os fundamentos do Conceito Halliwick de forma lógica, fácil de seguir e bem estruturada. Os estímulos pelos quais os participantes são submetidos estão divididos em 3 fases:
● Adaptação mental: Quando o participante torna-se capaz de responder com flexibilidade aos diferentes ambientes, situações ou tarefas.
● Controle do equilíbrio: Quando o participante adquire habilidade para manter ou mudar a posição do corpo na água, de forma controlada.
● Movimentos: Quando o participante cria ou solicita movimentos para realizar determinada tarefa com eficiência e habilidade, através da organização mental e controle corporal.
*Estes três conceitos são componentes essenciais para o aprendizado motor.
O Programa de Dez Pontos
O programa de 10 Pontos foi desenvolvido por James MacMillan para o ensino geral da natação. Esta é a base de todo o Conceito Halliwick.
Os 10 Pontos seguem uma seqüência lógica de padrões. O domínio de todos eles resulta na formação de um nadador realmente confiante e feliz na água.
Ponto 1 - Adaptação Mental
Como criaturas de hábitos terrestres, ajustados à gravidade, precisamos nos adaptar às diferentes experiências de flutuar e ao empuxo da água.
Existem outras áreas que exigem adaptação:
a) Superar preconceitos relacionados com as habilidades na água.
b) Despir-se em um ambiente estranho, como o vestiário.
c) Habituar-se ao contato físico com as pessoas, que no início pode ser totalmente desconhecido.
d) Habituar-se aos sons que ecoam nos ambientes da piscina e aos reflexos da luz sobre um grande espaço aquático.
e) Habituar-se à comunicação dificultada por olhos molhados, ouvidos com água e à desconcentração motivada por ruídos de outros grupos de trabalho.
Há muitas indicações de que um nadador não está mentalmente adaptado:
a) Tensão demonstrada pelo nadador que agarra o instrutor;
b) O nadador mantém os olhos fechados;
c) O nadador mantém os ombros fora da água.
d) O nadador retém a respiração;
e) O nadador faz extensão do pescoço;
f) O nadador reluta em imergir o rosto.
O Método Halliwick destina-se à adaptação do nadador para que a confiança dentro da água seja adquirida.
É importante que o instrutor se certifique de que o nadador está adaptado a uma atividade, antes de progredir. À medida que cada estágio dos 10 Pontos for sendo introduzido, o nadador vai se deparando com a necessidade da adaptação mental.
Ponto 2 - Desligamento
Essa forma possibilita a independência física e mental de cada nadador e inclui vários desligamentos:
a) do contato físico, pela redução gradual do apoio recebido;
b) do contato visual, progredindo do apoio de frente para o apoio lateral (em círculo ou em linha) e depois, por trás;
c) de um instrutor, pelas freqüentes mudanças de parceiros;
d) de um Clube, se eventualmente o nadador mudar de uma associação para deficientes, a fim de juntar-se a competições e recreações em outras associações.
O “Desligamento” é um outro processo gradual que deverá estar superado quando da introdução de um novo estágio. É uma disciplina voltada tanto para o instrutor, quanto para o nadador.
Ponto 3 - Rotação Transversal (antiga Vertical)
É a habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo fronto-transversal, como por exemplo, da posição deitado de costas, para a posição em pé.
Ponto 4 - Rotação Sagital
É a habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo sagital transversal (antero-posterior), como por exemplo, passos laterais.
Ponto 5 - Rotação Longitudinal (antiga Lateral)
É a habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo sagito-frontal (longitudinal) ou eixo da coluna, como por exemplo, decúbito dorsal para frontal e vice-versa.
Ponto 6 - Rotação Combinada
É a habilidade de controlar qualquer combinação de rotações, executando-as EM UM SÓ MOVIMENTO.
Quando o nadador domina esta rotação, ele já tem o controle de sua posição na água e pode alcançar, com segurança, uma posição para respirar.
Inicialmente, um nadador precisa aprender como frear um movimento rotatório indesejado e manter-se numa posição segura para respirar. A tendência de rolar pode ser causada pela turbulência da água, ou pela assimetria do corpo. Num estágio mais adiantado, o nadador aprende a iniciar o movimento e então, só vai rolar quando quiser.
Em todas as rotações, o nadador aprende a iniciar o movimento usando o controle da cabeça, depois utilizando o braço, a perna e os movimentos do corpo.
Ponto 7 - Empuxo
O nadador vai se conscientizar da flutuação de seu corpo na água. Ele perde o medo de afundar e vivencia a realidade de ser empurrado para cima (são poucas as pessoas afundam).
Neste momento pode-se dar continuidade ao trabalho, utilizando esta força a favor e contra. Neste estágio já é necessário ter um nível avançado de controle da respiração, automatizando o ato de exalar ao submergir e ir contra a pressão da água. É importante lembrar, que o empuxo diminui com a turbulência.
Usando toda a habilidade até aqui adquirida, o nadador é capaz de manter sua posição enquanto flutua, parado e relaxado.Experimentar diferentes posições do corpo facilita o aprendizado da flutuação em posições estáveis, bem como permite ao nadador obter uma posição segura para respirar. Para conseguirem manter esta posição contra a força da turbulência, os nadadores são treinados para fazer pequenos ajustes na posição do seu corpo. Obter Equilíbrio e Quietude depende de ter controle físico e mental. Quando o nadador está equilibrado, outras atividades podem ser realizadas com facilidade.
Ponto 8 - Equilíbrio e Quietude
Usando toda a habilidade até aqui adquirida, o nadador é capaz de manter sua posição enquanto flutua parado e relaxado. Experimentar diferentes posições do corpo facilita o aprendizado da flutuação em posições estáveis, bem como permite ao nadador obter uma posição segura para respirar. Para conseguirem manter esta posição contra a força da turbulência, os nadadores são treinados para fazer pequenos ajustes na posição do seu corpo. Obter Equilíbrio e Quietude depende de ter controle físico e mental. Quando o nadador está equilibrado, outras atividades podem ser realizadas com facilidade.
Ponto 9 - Turbulência e Deslize
O nadador em flutuação é puxado pela água, através da turbulência criada pelo instrutor. Não há contato físico entre eles e podemos comparar esta imagem a um filhote de pato flutuando na turbulência criada pelas patas de sua mãe. O nadador não faz movimentos propulsores nesta etapa, mas precisa estar capacitado a controlar qualquer tendência de rolar.
Ponto 10 - Progressão Simples e Nados Básicos
O primeiro movimento de propulsão, executado pelo nadador, é um movimento elementar da mão próxima ao corpo, no centro de equilíbrio, como por exemplo: remada. Mas também poderá ser feito pelas pernas, ou com o corpo.
No princípio, MAC (James Mac Millan) ensinou um nado similar ao velho nado de costas inglês, ou seja: o nadador, de costas, abrindo e deslizando os braços na superfície da água e, então, puxando-os na direção de seu corpo.
Adicionavam-se movimentos de pernas, se necessário.
Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
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