>
A Sindrome de Down é diagnosticada geralmente nos primeiros dias de vida e a criança apresenta um corpo hipotônico tendo dificuldade para adquirir a força e o tônus muscular adequado para se manter nas mais diversas posturas. Desse modo a criança com Sindrome de Down necessita de um tratamento fisioterapêutico precoce o qual aborda os aspectos a serem trabalhados como: tônus postural, equilíbrio, balanço, integração das modalidades sensoriais, controle motor e atividade funciona.
A criança com Sindrome de Down tem uma interação diminuída com o meio ambiente, limitando experiências sensoriais como visuais, vestibulares, táteis e proprioceptivas. Diante disso, a hidroterapia promove uma maior sociabilidade da criança portadora de SD, a qual promove a liberdade de movimentos, sendo um ambiente agradável e rico em estímulos onde são realizadas atividades lúdicas que envolvem objetivos terapêuticos de forma individual ou em grupo.
O Método Halliwick é utilizado para o tratamento de crianças com deficiências neurológicas, o qual pode ser ocultado por jogos e brincadeiras ajudando assim a desfazer a idéia de '' tratamento'' e consequentemente auxiliando na produção de uma resposta maior por parte das crianças. Cada jogo possui uma meta ou metas particulares na direção da realização de objetivos e habilidades recreacionais, nunca sendo portanto selecionado aleatoriamente.
Os objetivos de tratamento através do Método Halliwick incluem:
– fortalecer e / ou melhorar grupos musculares fracos;
– aumentar amplitude de movimento;
– facilitar as reações posturais e de equilíbrio;
– melhorar a condição física geral;
– melhorar a adaptabilidade fisica mental;
– reduzir a dor;
– reduzir a espasticidade.
Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
Nenhum comentário:
Postar um comentário