terça-feira, 5 de maio de 2020

Halliwick, Bad Ragaz e Watsu são alguns métodos de Fisioterapia Aquática


>






A Importância da Fisioterapia Aquática na Fibromialgia

O Watsu ou Water Shiatsu foi criado em 1980 por Harold Dull. Segundo ele: “Na água, a alma encontra a liberdade que o corpo perdeu”. São utilizados alongamentos passivos, mobilização das articulações, assim como pressão em pontos de acupuntura para equilibrar fluxos de energia através dos meridianos. Tem como fundamento a relação de integração corpo-mente. Foi criado como uma forma de massagem na água.

No Watsu, o paciente permanece flutuando e, a partir dessa postura, são realizados alongamentos e rotações do tronco, que auxiliam no relaxamento profundo, vindo por meio do suporte da água e dos movimentos rítmicos dos batimentos cardíacos.

Benefícios: protege os músculos e diminui a tensão, aumenta a amplitude de movimento, diminui a dor, aumenta a circulação periférica, respiração mais ampla, melhora a postura, normaliza o tônus, reduz stress / ansiedade, descobre e libera stress emocional, faz o sono ficar mais tranquilo, além de melhorar a disposição reduzindo a fadiga.

O Método dos Anéis de Bad Ragaz foi desenvolvido através dos anos nas águas termais de Bad Ragaz, na Suíça. As propriedades físicas da água e a capacidade térmica são usadas para facilitar a reabilitação em um programa de relaxamento, estabilização e exercícios resistivos progressivos.

É uma técnica de tratamento horizontal na qual o paciente é suportado por meio de anéis de flutuação em torno do pescoço, região pélvica e embaixo dos joelhos e tornozelos.

Benefícios: adequação do tônus, relaxamento, aumento da ADM (Amplitude de Movimento), reeducação muscular, fortalecimento, tração / alongamento da coluna, melhora do alinhamento e estabilidade do tronco, preparação das extremidades inferiores para a sustentação de peso, restauração de padrões normais de movimento das extremidades superiores e inferiores, melhora da resistência geral, além de proporcionar treino adequado da capacidade funcional do corpo como um todo.

O Método Halliwick foi criado por James McMillan, em 1949, na cidade de Londres. James era engenheiro, incluía o estudo da mecânica dos líquidos e gostava da natação. Difere-se dos outros métodos de ensino da natação porque valoriza a natureza crítica da água e se adapta às formas e densidades alteradas da pessoa deficiente.

Os nadadores tornam-se mentalmente ajustados à água, adquirem habilidades de restauração do equilíbrio, controle da cabeça e respiração, todos requisitos para a independência na água e na natação (Campion, p. 166).

É uma atividade em grupo, de grande interação social. Por meios de jogos apropriados à idade e habilidade, os grupos são conscientizados das propriedades, do comportamento da água e de como controlar seus problemas de desequilíbrio. É feito através de atividades que são divertidas e ensinam.

O Método Halliwick tem duas finalidades principais: (1) ensinar aos nadadores a respeito deles mesmos e do seu controle de equilíbrio na água; (2) ensiná-los a nadar.

Benefícios: fortalece grupos musculares fracos, aumenta ADM, facilita reações de postura e equilíbrio, melhora a condição física geral, reduz a dor e reduzir a espasticidade.

- Muito se fala sobre as propriedades físicas da água. Quais são elas? Por que se refletem de forma tão positiva nas pessoas?

Propriedades hidrodinâmicas:

* Fluxo Laminar: é o movimento contínuo da água;

* Fluxo Turbulento: é o movimento irregular da água;

* Viscosidade: é a força de atração entre as moléculas da água;

* Tensão Superficial: é a força de atração das moléculas na superfície de um líquido.

Propriedades hidrostáticas:

* Densidade e Densidade Relativa (ou Gravidade Específica):

Densidade é a relação entre a massa e o volume ocupado por essa massa.

Densidade relativa corresponde à densidade de um corpo em relação à densidade da água, ou seja, saber se aquele corpo vai ou não flutuar. Um corpo flutua quando tem densidade menor que a da água e afunda quando a sua densidade é maior que a da água.

* Pressão Hidrostática: é a pressão do líquido sobre um corpo imerso neste líquido.

* Força de Flutuação ou Empuxo: é igual ao peso do volume de líquido deslocado, empurrando o corpo para cima, e é no sentido oposto ao da força de gravidade.

* Centro de Gravidade (CG), Centro de Flutuação (CF) e Metacentro:

CG: centro de gravidade ou centro de massa. É o ponto onde o peso está distribuído igualmente em todas as direções. O CG não muda dentro da água ou, então, muda muito discretamente quando um segmento do corpo se move.

CF: centro de flutuação ou centro de volume. É o ponto onde a força de flutuação está distribuída igualmente em todas as direções. O CF só está presente naquela parte do corpo que está submersa e este pode se deslocar dentro da água, através de movimentos dos segmentos do corpo.

Metacentro: rotação ou efeito rotatório resultante, produzido quando as forças de gravidade e flutuação não se encontram no mesmo plano vertical. É o balanço de equilíbrio entre o CG e o CF.

- Refração:

É a deflexão de um raio ou mudança da trajetória da luz quando passa de um meio para outro.

As propriedades físicas da água promovem efeitos terapêuticos e psicológicos durante a imersão, tais como: diminuição da dor, facilitação do movimento, redução do espasmo muscular, redução do edema, aumento da força e resistência muscular, relaxamento muscular, aumento do bem-estar e autoconfiança, além da reeducação das atividades funcionais.

Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário