De longe, parece uma sessão tradicional de fisioterapia na água. Mas as músicas cantadas pelos alunos, os jogos e exercícios indicam que se trata de algo diferente.
A aula é do método Halliwick, cuja meta não é só a reabilitação física, mas também autoconfiança e independência na água. É indicada para portadores de qualquer deficiência, como paraplégicos, pessoas com síndrome de Down ou que sofreram derrame.
Método Halliwick tem como meta não só a reabilitação física, mas autoconfiança e independência do paciente
O método surgiu na Inglaterra na década de 1950. Seu criador, o engenheiro James McMillan, usou conhecimentos de hidrostática e hidrodinâmica para a reabilitação de mulheres com deficiência que moravam numa instituição chamada Halliwick.
Na hidroterapia "clássica", a sessão é individual e o fisioterapeuta treina a execução de movimentos específicos. Já o Halliwick é uma atividade aquática funcional que treina diversas habilidades e as funções cognitiva e social.
COMO FUNCIONA
O Programa de Dez Pontos fornece a base para o trabalho prático, reunindo os fundamentos do conceito Halliwick em uma estrutura lógica e fácil de seguir.
Por meio dos Dez Pontos, podemos ver um processo de desenvolvimento por meio do ajuste mental, controle de equilíbrio e movimento que leva à independência pessoal na água.
Ajuste mental – inclui o nadador ser capaz de responder com flexibilidade a diferentes
ambientes, situações ou tarefas. O aluno precisará adquirir a habilidade de responder
automaticamente, de forma independente e apropriada para uma variedade de situações na água.
Controle de equilíbrio – ser capaz de manter ou mudar de posição na água de forma controlada. Em um novo ambiente ou controle de situação que é muitas vezes difícil para o iniciante. O nadador precisa aprender um bom grau de controle de equilíbrio para evitar movimentos irregulares e alcançar um controle postural eficiente.
Movimento – ser capaz de criar os
movimentos desejados para realizar uma atividade com eficiência e
habilidade, através da organização mental e controle físico.
Estes três conceitos, Ajuste Mental, Controle de Equilíbrio e Movimento, são os essenciais componentes da aprendizagem motora.
NA AULA
Os alunos são divididos em três níveis, de acordo com suas habilidades. No primeiro deles, vermelho, o enfoque está na adaptação. No amarelo, os alunos fazem treinos para jogar o corpo para a frente e para trás, de um lado para outro e fazer rotações.
Na última etapa a gama de movimentos aumenta, para que o aluno não precise mais do contato com o instrutor e tenha independência.
Os nadadores ganham a sensação de 'eu posso'. A longo prazo, o aluno tem melhora no andar e no sono e sente menos dor.
Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
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