quarta-feira, 24 de março de 2021

Halliwick é um método da Hidroterapia


>







A hidroterapia é tão antiga quanto a história da humanidade. Os mulçumanos, egípcios e assírios faziam uso de banhos em piscinas, devido às suas propriedades curativas e sedativas. Na Índia, na China, na Grécia e em Roma os banhos tinham papel social e espiritual. Os povos respeitavam ou cultuavam as águas correntes. Os hindus, em 1500 a.C., usavam-nas para o combate da febre e os orientais eram adeptos dos longos banhos de imersão. Para as civilizações antigas, eram utilizadas para limpar o corpo terreno de doenças e o corpo espiritual dos pecados.

Um dos métodos de Hidroterapia é o Halliwick.

Halliwick tem como premissa básica a teoria de que nenhuma informação pertence exclusivamente a apenas uma profissão. Esse método é multidisciplinar, pois reúne informações a partir de muitas áreas de conhecimento, sendo utilizado para ensinar pessoas com incapacidades físico-mentais a nadar; combina conceitos da mecânica dos líquidos, neurofisiologia, psicologia, pedagogia e dinâmica de grupo.


O principal objetivo desse método é proporcionar momentos de inteira independência no ambiente aquático. Pode ser utilizado em qualquer pessoa que apresente dificuldades físicas ou de aprendizado. A terapia deve enfatizar as habilidades do paciente e não suas limitações.

O Halliwick é constituído pelo Programa de Dez Pontos, que envolve a aprendizagem psicomotora, ajuste mental, restauração do equilíbrio, inibição e facilitação. Atualmente, o programa é constituído de onze pontos, pois na década de 90 foi incluída a rotação sagital, mas continua sendo conhecido pela denominação original.

O Programa de Dez Pontos baseia-se em:

a) ajustamento mental: o paciente terá a capacidade de responder de forma apropriada a um meio diferente ou uma situação diferente, sendo importante, durante o exercício, o aprendizado do controle respiratório;
b) desprendimento: o paciente torna-se física e mentalmente independente;
c) controle de rotação sagital;
d) controle de rotação transversal;
e) controle de rotação longitudinal;
f) controle de rotação combinada;
g) inversão mental: o paciente deve acreditar que a água irá lhe sustentar, impedindo que afunde;
h) equilíbrio em repouso;
i) deslizamento turbulento; o terapeuta movimenta o paciente sem que haja contato entre os mesmos;
j) progressão simples e movimento básico.

A importância da terapia aquática para populações especiais como idosos, gestantes (a partir do terceiro trimestre), deficientes físicos, portadores de disfunções músculo-esqueléticas da coluna vertebral, portadores de problemas gastrointestinais, doentes ortopédicos e reumáticos etc. É, por outro lado, contraindicado para doentes dermatológicos, com incontinência urinária ou intestinal, mulheres menstruadas (sem proteção interna) e pessoas com ferimentos expostos pelo fato de não poder adentrar na piscina. Fica a critério do especialista a escolha pelos diversos métodos da hidroterapia, com base nas necessidades do paciente.


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário