segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Halliwick ajudando pacientes que sofreram AVC


>









O acidente vascular encefálico (AVE) é definido como uma interrupção do fluxo cerebral vascular, seja do tipo isquêmico, causado pela oclusão de artérias e arteríolas, por eventos trombóticos e embólicos, ou do tipo hemorrágico, caracterizado pelo rompimento do vaso articular cerebral, na presença de aneurismas cerebrais, hemorragias meníngeas ou outras malformações vasculares. O AVE pode acarretar danos físicos, como plegia ou paresia de um ou ambos os membros, alterações sensoriais, espasticidade; danos psicoafetivos seguidos por quadros depressivos, ansiedade e agressividade; e danos cognitivos, como problemas de memória, atenção, concentração, alteração da linguagem, funções executivas, dificuldade no planejamento de ações e deficit perceptual

A fisioterapia aquática tem como objetivo promover o máximo de independência funcional possível ao paciente, minimizando as respostas anormais e potencializando os movimentos apropriados, beneficiando-se dos princípios físicos e termodinâmicos da água. Entre esses princípios destacam-se: o empuxo, força oposta à gravidade atuando sobre o objeto imerso, que propicia a flutuação; a pressão hidrostática, pressão que a água exerce sobre o corpo em todas as direções; viscosidade, atração entre as moléculas de água que cria uma resistência ao movimento, contribuindo dessa forma para o fortalecimento muscular.

A simetria do tronco pode ser atingida, ou melhorada, como consequência de alguns fatores, como adequação tônica, ganho de amplitude de movimento, fortalecimento da musculatura extensora de tronco e abdominal, dissociação de cinturas. Sendo que, realizando qualquer movimento em imersão haverá contração da musculatura além do mais, utilizando os padrões de membros superiores e inferiores aumentará o beneficio do tronco, ocorrendo-se assim uma contração por irradiação para o ganho da estabilização do corpo na água

O método Halliwick utiliza a água como meio terapêutico e recreacional. Quando esses aspectos estão no mesmo método, tornam-se complementares, podendo-se promover um programa de reabilitação contínua. Apresenta as seguintes posturas: bastão vertical (o corpo mantido na posição ereta) e bastão horizontal (o corpo mantido na posição horizontal, em que é facilmente rodado em torno de seu eixo longitudinal), bola (definida como posição "enrolada", fornecendo equilíbrio mais estável e em que considerável esforço é necessário para alterar a posição do corpo) e por fim, posição de cubo (definida como se o indivíduo estivesse sentado na água).



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário