terça-feira, 25 de agosto de 2020

Desenvolvimento de capacidades com o Halliwick


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O Halliwick oferece aos pacientes a oportunidade de visualizar a si mesmo como independente novamente, para que ele possa colocar objetivos no sentido de retomar a sua alta confiança.

A International Halliwick Association define o conceito Halliwick como: "uma abordagem para ensinar todas as pessoas, em particular às com deficiência, atividades aquáticas, movimentação independente na água e a nada. 

No início, o método tinha com enfoque na instrução e proficiência na técnica de natação. Mais tarde, foi aceito como uma prática clínica utilizada em tratamento em vários tipos de deficiência física. Com os seu desenvolvimento, este método é apoiado em princípios científicos da hidrodinâmica e biomecânica.

De qualquer forma, Halliwick também pode ser utilizado como uma atividade recreacional de grande valor no campo da fisioterapia. O princípio aplicado desta clínica é baseado na mesma propriedade geral assim como qualquer outra prática da reabilitação aquática: a habilidade do paciente em executar uma atividade na água que ele não pode executar ou realizar de forma dificultada em terra.

O controle do equilíbrio e a subsequente correção da deficiência do equilíbrio torna-se o objetivo primário na aplicação da técnica de Halliwick no tratamento da reabilitação aquática.

O trabalho se desenvolve em grupos que motivam e favorecem a interação social, ao mesmo tempo que otimizam o aprendizado. Sua característica holística influenciou as atividades aquáticas e trouxe uma série de refinamentos às técnicas de hidroterapia. Desenvolveu novos meios de se exercitar e mostrou que programas terapêuticos e recreativos combinados oferecem uma reabilitação contínua para todas as pessoas e deficiências, permitindo o alcance do máximo potencial e trazendo benefícios físicos, psicológicos e sociais.

Assim sendo, a pessoa com deficiência deva desenvolver plenamente suas capacidades e potencialidades e reconhecendo o conceito Halliwick como uma abordagem integrativa voltada à participação total, intelectual, sensorial e motora.

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