quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Halliwick na Hérnia de Disco Lombar


>






A hidroterapia é um dos recursos mais antigos da fisioterapia, sendo definida como o uso externo da água com propósitos terapêuticos. As propriedades físicas da água agem sobre um organismo imerso, desencadeando alterações fisiológicas extensas, afetando quase todos os sistemas do organismo. A associação dos efeitos fisiológicos com os efeitos desencadeados pela prática de exercícios físicos em ambiente aquático leva a uma série de respostas benéficas de tratamento. As principais técnicas utilizadas na hidroterapia são os métodos Bad Ragaz, Halliwick, Watsu e a hidrocinesioterapia.

As propriedades físicas da água possuem repercussões positivas em relação à hérnia de disco, principalmente a flutuação, devido a sua ação contrária ao efeito gravitacional externo ao ambiente aquático, diminuindo o impacto sobre as articulações. Além do relaxamento muscular ocasionado pela água aquecida, o que permite a realização de exercícios que não poderiam ser realizados no solo por pacientes afetados com esta patologia

Halliwick é um método desenvolvido em 1949, em Southgate, Londres. McMillian, o criador desta técnica, a desenvolveu inicialmente para uma atividade recreativa que tinha como objetivo dar independência individual na água, para pacientes com dificuldade e treiná-los a nadar, sendo que com o passar dos anos, ele foi aprimorando seu método original e aplicou técnicas adicionais que foram estabelecidas a partir dos seguintes princípios:

- Adaptação ambiental: abrange a aplicação de duas forças, gravidade e empuxo que, combinados, levam ao movimento rotacional;

- Restauração do equilíbrio: destaca o uso de grandes padrões de movimento, principalmente com os braços, para mover o corpo em diferentes posturas e ao mesmo tempo manter o equilíbrio;

- Inibição: através da inibição de padrões patológicos, pode-se criar e manter uma posição ou postura desejada;

- Facilitação: é a capacidade de criar um movimento que se almeja mentalmente e controlá-lo fisicamente, por outros meios, sem utilizar a flutuação. Essa capacidade é desenvolvida através de um "programa de dez pontos", que utiliza a sequência do desenvolvimento do movimento físico pelo córtex cerebral.

Este método busca desenvolver as habilidades existentes dos pacientes na água, não se enfatizando suas inabilidades, para que eles alcancem assim um melhor equilíbrio corporal e uma maior independência durante as suas atividades funcionais.

Através da ação dos efeitos das propriedades físicas da água na piscina terapêutica, a hidroterapia como o Halliwick diminui os níveis de dor, reduz as forças de compressão articular, diminuindo assim a pressão intradiscal e propicia um grande relaxamento muscular. Há uma percepção de ausência de peso no ambiente aquático, o que parece reduzir consideravelmente a proteção muscular do corpo, resultando na diminuição do espasmo muscular. Portanto, os pacientes com hérnia de disco lombar que não conseguem realizar exercícios no solo, tem na hidroterapia a melhor opção de tratamento, onde se demonstra resposta quase imediata, proporcionando melhora nas atividades de vida diária e uma consequente melhora na qualidade de vida.


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário